domingo, 20 de fevereiro de 2011

Pau Alabajos


Pau Alabajos é um jovem cantor e compositor, nascido em Torrent, na zona metropolitana de Valência. Pertence à fornada de músicos que apareceram em Valência no ínicio dos anos 2000 e que juntam à actividade musical o activismo social em temas como a defesa da sua língua e da sua cultura na associação Col·lectiu Ovidi Montllor.Em 2008 com o seu segundo disco ganhou os prémios atribuidos pela revista Enderrock de melhor artista e melhor disco de canção de autor. O seu último album "Una amable, una trista, una petita pàtria" foi editado em 2011.



domingo, 13 de fevereiro de 2011

Nuria Amat Prémio Ramon Llull 2011



A escritora catalã, nascida em Barcelona em 1950, Nuria Amat ganhou o prémio Ramon Llull, o mais importante das letras catalãs, com um romance "Amor i guerra" ambientado durante a guerra civil espanhola nos bairros de Gràcia e Sarrià em Barcelona e na cidade de Figueres e que tem como personagens principais Valentina Mur e Ramon Mercader, o homem que matou Trotski em agosto de 1940.

A autora dedicou-e ao longo dos últimos 20 anos à escrita de romances, ensaios, crónicas e poesia e a obra agora premiada é a primeira que escreveu em catalão.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Festes Decennals em Valls



Realiza-se hoje dia 5 de Fevereiro um macro-concerto de música catalã com uma duração de cerca de 12 horas e por onde passarão os maiores nomes da música em catalão. O concerto insere-se nas celebrações das festes Decennals que decorrem de 28 de janeiro a 6 de Fevereiro na cidade de Valls situada na provincia de Tarragona. Estas festas, que foram declaradas património de interesse nacional e que são em honra da Virgem Maria da Candela, repetem-se somente uma vez de 10 em 10 anos, desde a primeira realizada em 1791, todos os anos que terminem em "1". Para as comemorações deste ano foram programadas 479 actividades culturais repartidas pelos 10 dias de festa.