quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Inquiet - 5º Festival de cinema en valencià


No último ano realizaram-se mais de 150 vídeos musicais em catalão.

Pouca gente sabe desse facto, mas existe neste momento uma enorme produção de vídeos musicais, numa média de três vídeos novos por semana, que se produzem e se colocam na internet, num movimento sempre crescente e que triplicou nos últimos três anos ajudado pela novas tecnologias.

Este boom levou também à criação de toda uma indústria de produtores e jovens realizadores que é bem visível em festivais especializados como o Inquiet - festival de cinema em valenciano que já vai na sua quinta edição, e que decorre a partir de hoje dia 19 até dia 28 em Picassent e em Valência.



.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

As vozes do rio Pamano


Há cerca de um ano, era lançado em Portugal pela editora Tinta-da-China, o romance do autor catalão Jaume Cabré.
As vozes do rio Pamano, cuja história narrava a vida de Oriol Fontelles um professor de uma aldeia, durante o pós-guerra civil espanhola obrigado a viver uma dupla vida entre os falangistas e os maquis.
Quando Tina, uma outra professora, muitos anos mais tarde descobre em Torena na região do Pallars Sobirà, numa velha escola que está prestes a ser demolida, um caderno de memórias do antigo professor que nunca chegou ao seu destinatário o leitor passa a conhecer como é que a guerra, os seus enredos, as suas vinganças e a repressão se passaram realmente.


Depois de se ter tornado na Catalunha um êxito do público e da crítica tornando-se a novela catalã mais lida dos últimos anos, a TV3 estreia hoje uma mini-série baseada neste romance.

sábado, 7 de novembro de 2009

350 anos do Tratado dos Pirinéus


Passam hoje 350 anos da assinatura do Tratado dos Pirinéus, que repartiu as terras catalãs entre a Espanha e a França.

O tratado assinado a 7 de Novembro, que fazia parte do contrato de casamento entre a filha do monarca espanhol Filipe IV e o francês Luis XIV, atribuia à França o condado do Rosselló e a parte norte da Cerdanya, tendo sido assinado à margem das instituições catalães da época, as quais não seriam notificadas da repartição dos seus territórios.


Em 1635, a monarquia espanhola e a francesa tinham entrado em guerra devido à guerra dos 30 anos que assolava a Europa. Em 1640 a Catalunha revolta-se contra a coroa espanhola começando a Guerra dos Segadors (no mesmo período em que também Portugal se revolta para restaurar a independência) que durará até 1652 e que terminará com a derrota catalã.

Sete anos mais tarde, em 1659, a França e a Espanha assinavam um tratado de paz no qual repartiam os territórios catalães.

No ano seguinte Luis XIV abolia a constituição catalã dos novos territórios da coroa francesa.